
Nesta semana, dirigentes do Sindicato dos Metroviários do Distrito Federal (Sindmetro-DF) participaram da inauguração de um novo espaço dedicado às metroviárias e metroviários de São Paulo. O evento ocorreu na sede do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, marcando um momento importante de fortalecimento e valorização da categoria.
A nova instalação representa a superação de um desafio histórico. Anos atrás, o sindicato havia perdido sua antiga sede, localizada no bairro do Tatuapé. No entanto, em 2023, foi possível adquirir um novo espaço, que agora passa a contar com uma ampla estrutura, fruto de uma significativa ampliação.

Essa conquista de ampliação só foi possível graças à vitória em uma ação judicial movida pelo sindicato, referente ao adicional de periculosidade devido aos controladores de tráfego metroferroviário. A ação movida pelo sindicato de São Paulo reconheceu o direito ao pagamento retroativo de quatro anos, período em que esses profissionais deixaram de receber o benefício. A partir da vitória, estes empregados decidiram destinar 4% do montante recebido para a aquisição, ampliação e melhoria do espaço, que será usado para atividades voltadas à classe trabalhadora.

O Sindmetro-DF foi representado na cerimônia pelos diretores Carlos Cassiano e Neiva Lopes, que destacaram a importância da solidariedade entre os sindicatos e o fortalecimento das lutas coletivas da categoria metroviária em todo o país. “É uma consciência de classe que precisamos ter” diz Neiva .
O novo espaço promete ser um importante ponto de encontro, organização e resistência para os metroviários e metroviárias de São Paulo, reafirmando o compromisso da entidade com a defesa dos direitos trabalhistas.